Sistemas de assistência de direção em veículos comerciais

Sistemas de assistência de direção em veículos comerciais
Sistemas de assistência de direção em veículos comerciais
Sistemas de assistência de direção em veículos comerciais

Os sistemas de assistência de direção têm como função melhorar a segurança no tráfego. Por isso, o correto ajuste dos sensores destes sistemas é indispensável. A Dürr Assembly Products utiliza seu “know-how” e experiência no ajuste de sistemas de assistência de direção em veículos leves para o ajuste destes sistemas em veículos comerciais.

O Adaptive Cruise Control (ACC) mantém a distância de segurança do veículo à frente enquanto considera a velocidade pré-definida. Se não existe veículo à frente com uma distância crítica o veículo é acelerado até a velocidade definida. Caso contrário ele será freado.

Para o correto funcionamento do sistema ACC a direção do feixe do sensor precisa ser ajustada com uma tolerância de ± 0,25° em relação ao eixo de direção do veículo.

Essa necessidade pode ser atendida através de um espelho rotativo anexado à coluna Z, a qual é perpendicular ao eixo de direção medido no banco de alinhamento x-wheel truck d.

Já no ‘Aviso de Mudança de Pista’ (Lane Departure Warning ou “LDW”), uma câmera atrás do para-brisa do veículo reconhece se este deixa a pista e avisa o motorista com sinais acústicos ou hápticos.

Para o ajuste do aviso da mudança de pista um alvo de fabricação precisa, com um padrão específico do fabricante precisa ser colocado na frente da câmera e alinhado de acordo com o eixo de direção do veículo. Uma iluminação para este alvo pode ser ofertada opcionalmente.

Para um processo de ajuste do LDW e ACC seguro e um tempo de ciclo otimizado em veículos comerciais, a Dürr Assembly Products conta com duas soluções:

  • Um portal com posicionamento automático e um vão superior de 2,2 m para vans e micro ônibus
  • Um sistema com posicionamento fixo no piso para caminhões e ônibus com uma carga de até 10 ton

Para os ajustes mais comuns de LDW e ACC, o alvo para a câmera do LDW e o espelho rotativo para o ajuste do ACC podem ser montados juntos a coluna Z.
A comunicação necessária com as ECUs dos sensores para ajuste do ACC e LDW será executada via alinhador de volante x-tronic balancer. A automação e visualização é realizada pelo software x-line desenvolvido pela Dürr.

Vídeo ajuste de sistemas de assistência de direção em veículos comerciais

Contato

Martin Wagner

Martin Wagner

+49 (0) 68 98 / 6 92 - 5467
Martin Wagner